Blog

  • Home
  • Blog
  • Veja 6 riscos de alugar imóvel direto com proprietário

Veja 6 riscos de alugar imóvel direto com proprietário

Escolher um novo imóvel para morar, às vezes, é um desafio. No entanto, seguindo algumas dicas para alugar em Chapecó, é possível transformar o momento em algo tranquilo e prazeroso. Para que tudo saia conforme o planejado, o ideal é contar com uma imobiliária e evitar alugar imóvel direto com proprietário.

Empresas que entendem do mercado imobiliário e que conquistaram autoridade no setor podem oferecer a você mais segurança na transação e garantias de que todas as cláusulas do contrato serão cumpridas – caso isso não aconteça, você estará respaldado pela lei.

Lembre-se de que a ideia é que você passe um bom tempo em seu novo lar e, por isso, deve planejar esse momento com organização e bastante cautela. Se você está pensando em alugar imóvel com proprietário, é importante ler este post para conhecer os principais riscos de uma transação imobiliária sem uma empresa de confiança. Confira!

6 riscos de alugar imóvel direto com proprietário

Embora muitas pessoas tenham a ideia de que alugar imóvel direto com proprietário seja mais simples, o que acontece, na realidade, é que ela pode não envolver etapas importantes que garantem a segurança na transação. Veja a seguir os riscos que você corre e quais as vantagens de alugar com uma imobiliária de confiança.

1. Valor do aluguel e dos reajustes imprecisos ou abusivos

Uma imobiliária e seus profissionais especializados no setor entendem com precisão a dinâmica de precificação do aluguel de um imóvel. Essa tarefa envolve uma série de fatores, como valor por metro quadrado, tipo de imóvel, região em que ele está localizado, acabamento e muitos outros aspectos. 

Por isso, quando você evita alugar imóvel direto com proprietário, não corre o risco de ser cobrado de forma equivocada ou abusiva e tem um valor de aluguel baseado no mercado e em dados técnicos.

Além disso, a imobiliária conhece a legislação que rege a locação e sabe como funciona a Lei do Inquilinato. Por isso, inclui em contrato as formas e a frequência permitida para reajustes. Ou seja, você não será surpreendido com aumentos repentinos no valor da locação.

2. Falta de conhecimento do mercado imobiliário

O mercado imobiliário é cheio de particularidades. Para entendê-lo, é preciso conhecer as leis, as flutuações do setor, as tabelas de precificação de cada região e muitos outros aspectos. 

Por isso, quando você aluga imóvel direto com proprietário, fica vulnerável a problemas que podem surgir – não necessariamente por más intenções, mas por se tratar de uma transação comercial importante sem intermédio de especialistas e somente com a participação de leigos no assunto.

A falta de conhecimento no mercado pode levar você, futuro inquilino, a ter prejuízos com aluguéis abusivos, garantias locatícias não permitidas por lei e muitos outros problemas que vão transformar seu sonho em pesadelo. Por isso, conte com a ajuda de quem realmente entende do assunto.

3. Falta de mais opções de imóveis

A variedade de imóveis sob os cuidados de uma imobiliária pode ser grande, dependendo de sua relevância no mercado e sua credibilidade perante os clientes. Por isso, quando você busca uma empresa especializada, tem muito mais chances de encontrar o imóvel com as características que atendem às suas necessidades, como localização, metragem, número de cômodos e tipo de imóvel. 

A oferta por imóveis para alugar direto com proprietário faz com que você acabe optando por uma propriedade que não condiz com o que você precisa. Aproveite a variedade de uma imobiliária para alugar imóveis em Chapecó do jeito que você quer.

4. Desconhecimento da legislação

Um dos maiores riscos que você pode correr ao alugar imóvel direto com proprietário em Chapecó é negociar sem levar em conta o que dizem as leis. A Lei do Inquilinato, que protege as relações entre locador e locatário, prevê uma série de situações e determina os direitos e deveres das partes envolvidas. 

Sendo assim, você não corre o risco de arcar com custos de manutenção que não sejam de responsabilidade do inquilino, por exemplo, ou de assinar um contrato com informações imprecisas ou cláusulas abusivas.

Já imaginou perceber posteriormente que você arcou com aumento do valor do aluguel que não foi amparado na lei ou que terá que fazer uma desocupação emergencial do imóvel? Com uma imobiliária você não corre esses riscos e tem clareza da responsabilidade do inquilino e do proprietário.

5. Conflitos no relacionamento

Muitos casos de aluguel direto com o proprietário resultam em problemas de relacionamento entre locador e locatário. Isso porque os donos de imóveis nem sempre sabem o limite do seu papel e em que medida podem se envolver no dia a dia do inquilino. 

Como tudo é tratado diretamente entre as partes, podem acontecer discussões, invasões de privacidade e de propriedade e outros problemas de discordância e divergência de opiniões.

Quando você resolve alugar imóvel com imobiliária em Chapecó, no entanto, você tem o intermédio de profissionais que tornam tudo mais prático e com menos chance de conflitos.

6. Risco de golpe

O sonho de mudar para um novo imóvel pode acabar mal caso você firme um contrato, deposite a caução de garantia e perceba que o proprietário nunca mais dará sinal de vida. Já imaginou a frustração e o prejuízo? 

Esse é um dos cenários possíveis quando se fala de golpes de aluguel, mas ainda existe a chance de você realizar a locação de um imóvel já locado e até de um imóvel que não existe no endereço informado. 

Também há chances de a outra parte falsificar nome e documentos, dificultando, inclusive, que você acione a Justiça em busca dos seus direitos.

Alugar direto com proprietário é, portanto, um risco, uma vez que você está realizando uma negociação importante com uma parte que você desconhece. O ideal é confiar em uma imobiliária de boa reputação no mercado e não cair em armadilhas.

Vantagens de alugar com imobiliária

Como você viu, alugar com imobiliária em Chapecó é muito mais vantajoso para quem quer se mudar com tranquilidade e com todos os respaldos da lei. Veja algumas das principais vantagens de alugar com imobiliária:

Conhecimento do mercado imobiliário;

Variedade de imóveis;

Contrato com cláusulas abrangentes;

Respaldo jurídico;

Negociação à prova de fraudes;

Suporte e atendimento personalizado;

Avaliação e precificação do imóvel corretas.

Como alugar um imóvel com segurança

Se você busca imóveis para alugar, conte com a Santa Maria. No mercado imobiliário de Chapecó desde 1994, a Santa Maria tem uma das maiores carteiras de imóveis para locação da cidade. Você também pode usufruir de facilidades, como o AlugaOnline, que permite a assinatura, a visita e a negociação online e com menos burocracia.

Depois de conhecer os riscos de alugar direto com proprietário e entender as vantagens de alugar com uma imobiliária de confiança, aproveite e clique aqui para conferir os imóveis para alugar em Chapecó e escolha o seu!

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

Converse pelo Chat
x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios