Blog

  • Home
  • Blog
  • Varanda Gourmet: saiba mais sobre a história dessa paixão nacional

Varanda Gourmet: saiba mais sobre a história dessa paixão nacional

A varanda gourmet se tornou uma das opções mais pedidas pelos brasileiros nos últimos anos, principalmente, no período de pandemia e isolamento social. Elas evoluíram de ‘balcões’ onde ocorriam discursos públicos, no século XIX, para ambientes de convivência familiar e confraternização.

A varanda é parte integrante das fachadas dos empreendimentos. Ao longo do tempo, os estilos de construção foram evoluindo para refletir as mudanças sociais e necessidades de cada nova geração. Segundo Cláudio Cunha, vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o conceito de varanda gourmet surgiu por aqui há aproximadamente 15 anos.

Alguns estudos indicam que a história das varandas no Brasil surgiu no Rio Grande do Sul. Uma vez que, ao mudarem para apartamentos, os gaúchos não queriam abrir mão do churrasco e incluíram churrasqueiras em seus projetos de sacada. Aos poucos, a novidade chegou a São Paulo e, rapidamente, se espalhou pelo Brasil.

Uma outra explicação para o surgimento deste ambiente é o plano diretor municipal de cada cidade, que é o responsável por definir quais tipos de construção podem ser feitas, e o coeficiente máximo de aproveitamento dos terrenos para a construção. Com isso, numa tentativa de fazer um uso mais inteligente dos espaços disponíveis para a construção, as pequenas ‘áreas externas’ presentes nos apartamentos surgiram e, com o tempo, se tornaram tendência arquitetônica.

O pesquisador Atila Iamarino comenta em um vídeo sobre o assunto que “as varandas com churrasqueira não são comuns porque as pessoas desejam elas, mas as pessoas desejam elas porque elas são comuns”. Para entender um pouco mais sobre essa inversão de necessidade, vale a pena assistir ao conteúdo interessantíssimo e informativo:

Além disso, vale destacar que, conceitualmente, a varanda gourmet aparece em duas configurações distintas: a primeira, como um espaço integrado à cozinha e, nesse caso, possui equipamentos para complementar o preparo das refeições; a segunda, como um lugar de convivência que funciona como uma espécie de anexo à sala de estar, que pode ou não conter equipamentos para o preparo das refeições. 

Tendência no mercado imobiliário

Hoje, cerca de 80% dos lançamentos imobiliários possuem projetos de varanda gourmet, incluindo os pontos de água e energia para comportar os equipamentos culinários que se deslocam para este outro espaço dentro do planejamento dos apartamentos. 

Diversos especialistas do setor afirmam que essas varandas são um dos cômodos mais cobiçados pelos consumidores e são responsáveis por agregar um valor significativo aos imóveis, uma vez que este tem sido um fator decisivo para a compra de uma propriedade – seja para investimento ou moradia. 

Com certeza, o espaço é um bônus para as novas moradias, já que podem se tornar um cômodo muito funcional, versátil e com várias opções de uso, a depender das necessidades de cada residente. O fato é que a varanda gourmet deixou de ser apenas um espaço bacana e, principalmente, com o isolamento social, passou a significar um espaço ‘ao ar livre’ capaz de proporcionar momentos de descontração e relaxamento.

Uma tendência que surge com espaços para varanda gourmet cada vez maiores e com mais itens essenciais para a sua finalidade culinária é a de que o cômodo passe a abrigar a cozinha principal dos apartamentos. Sem contar que a busca incessante pela otimização dos espaços disponíveis e plantas mais inteligentes faz com que o setor reconheça a tendência e a incorpore em seus ambientes.

Vantagens da varanda como extensão de ambientes

Tratar a varanda gourmet como uma extensão de outros ambientes é uma solução interessante para o planejamento dos apartamentos. Este ambiente é como um coringa que pode ser utilizado para diversas finalidades, basta estar atento ao que você precisa, de acordo com seu estilo de vida e com suas necessidades. Assim, é essencial que o projeto seja pensado de forma funcional e adaptado para a realidade de cada morador.

Você pode usá-lo com seu propósito clássico, ou seja, como um ambiente para receber os amigos e a família. Neste caso, equipar o espaço com móveis e itens culinários são o ponto-chave da decoração. Caso queira criar um ambiente confortável e agradável para relaxar, um bom caminho a seguir é incluir estofados, tapetes, almofadas e fazer um bom planejamento da iluminação.

Como a ideia é que este cômodo seja o principal ponto de convivência e/ou descanso da família, é importante que ele seja bem mobiliado e equipado com tudo o que é necessário para que as pessoas se sintam confortáveis em permanecer ali.

A seguir, elencamos algumas dicas que poderão ajudar você a se inspirar para transformar o espaço.

Baús e deck de madeira

A madeira é o material perfeito para trazer a sensação de aconchego. O deck é um item de fácil instalação e pode ser uma saída interessante para fugir dos pisos e revestimentos comuns. Já os baús podem se tornar ótimos assentos quando complementados com almofadas e mantas, tornando o espaço perfeito para tomar um café e relaxar.

Parede com jardim vertical

O jardim vertical é uma opção incrível para otimizar o espaço e dedicar parte do ambiente às plantas que promovem a sensação de bem-estar e um clima agradável. É possível criar o seu jardim utilizando um suporte preso à parede (como na imagem abaixo) ou mesmo blocos pré-moldados onde você poderá cultivar as suas plantas diretamente na parede. Caso queira saber mais sobre esta última opção, consulte um paisagista.

Móveis de Rattan

Os móveis de rattan são utilizados para dar leveza e beleza natural aos ambientes. O rattan tem origem em um tipo de palmeira chamada Calamos Rotang, originária de países da Oceania e Ásia. 

Uma das principais vantagens de utilizar o rattan na decoração e em móveis é que suas fibras são bem flexíveis e resistentes à danos e deteriorações do tempo.

Conheça os empreendimentos Santa Maria

O principal objetivo da Santa Maria é fornecer produtos únicos e exclusivos para o mercado de Chapecó. E, pensando em varandas gourmet com um ótimo espaço, confira o Già Residence, Icon Residence, The One Residence e We Apartments.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Leia também – Jardim em apartamento: veja como trazer o verde para dentro de casa.


Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios