Blog

  • Home
  • Blog
  • O que fazer em Chapecó: 7 melhores atrativos da cidade

O que fazer em Chapecó: 7 melhores atrativos da cidade

Com cerca de 220 mil habitantes, a cidade catarinense de Chapecó é conhecida como a capital brasileira da agroindústria e do turismo de negócios. Os investimentos na cidade, no entanto, fizeram com que o município passasse a atrair os turistas de lazer, que buscam o que fazer em Chapecó e descobrir tudo o que a cidade pode oferecer para as férias com a família ou os amigos.

Se viajar a Chapecó ainda não passou pela sua cabeça, você vai mudar de opinião. Preparamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre a cidade e seus atrativos.

Quer saber o que fazer em Chapecó? Continue a leitura e apaixone-se pela cidade!

Cultura e história de Chapecó

Chapecó foi fundada em 1917, assim que os primeiros tropeiros e imigrantes começaram a chegar à região – que antes era habitada pelos índios Kaigang. Por conta destas raízes, hoje Chapecó experimenta uma cultura miscigenada e rica, com atrativos que remontam à fundação da cidade e aos primeiros moradores do município.

Seu nome, Chapecó, tem origem na língua dos indígenas. A palavra possui múltiplos significados, como “Chapéu feito de cipó” e “Chapadão Alto”. Muitos estudiosos, no entanto, acreditam que a nomenclatura vem da união de dois termos: “echa” + “apê” + “gô”, que significa “donde se avista o caminho da roça”.

A título de curiosidade, antes a cidade era escrita com a letra xis: Xapecó. Com o tempo, no entanto, os governantes resolveram mudar a grafia para o que ela permanece até os dias atuais.

Culturamente, Chapecó carrega características alemãs, indígenas e polonesas, que resultam em diversas comemorações religiosas e de datas importâncias para os países dos imigrantes que chegaram à cidade no século XX.

Principais atrativos da cidade

Chapecó é riquíssima culturalmente, como você já viu, e reserva muitos atrativos para moradores e turistas que resolvem passar por momentos de lazer na cidade. Confira os principais.

1. Qualidade de vida

O município é limpo, organizado, com excelente infraestrutura e que oferece segurança e bem-estar a todos da cidade.Uma cidade limpa, bem organizada e que oferece segurança e bem-estar. De acordo com estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,790, número alto comparado a municípios com área territorial e número de habitantes semelhantes.

2. Clima

Embora o sul seja conhecido por ter invernos rigorosos, Chapecó mantém uma temperatura média de 25ºC durante o ano. Isso faz com que as pessoas estejam mais ao ar livre e dispostas a praticar atividades e manter as opções de lazer sempre em alta.

3. Natureza

Repleta de parques e praças arborizadas, Chapecó possui grande área verde e opções de lazer ao ar livre. Além disso, a região atrai pessoas que buscam por turismo ecológico e pontos turísticos que possibilitem a aproximação e a contemplação da natureza.

4. Oportunidades

Outro atrativo da cidade de Chapecó é o alto número de oportunidades de empregos. Com o crescimento da cidade e a instalação de novas empresas e indústrias, o município passou a demandar mão-de-obra dos mais diversos níveis, o que também contribui com a qualidade de vida.

5. Educação

A educação de Chapecó é de alto nível; desde a educação básica até o ensino superior. Com diversas instituições públicas e privadas e universidades que oferecem cursos em todas as áreas, muitos estudantes acabam optando pela cidade para estudar e se especializar.

6. Cultura

A cultura de Chapecó é rica e tem suas origens no modo de vida indígena e europeu. O resultado disso é uma gama variada de opções culturais de lazer e de festas e comemorações.

7. Pontos turísticos

Muitos não sabem, mas Chapecó reserva uma infinidade de pontos turísticos para moradores e visitantes. As opções são as mais diversas e vão desde a parques ecológicos até bares e restaurantes que atraem as pessoas mais exigentes. Você vai saber mais sobre os pontos turísticos abaixo.

Pontos turísticos

Confira agora os pontos turísticos e lugares para conhecer em Chapecó.

1. Arena Condá

O estádio do time da Chapecoense ganhou mais visibilidade após o acidente aéreo que vitimou muitos atletas da “Chape”. A Arena Condá, hoje, recebe milhares de visitantes todos os meses e tem capacidade para mais de 20 mil torcedores.

3. Vale do Rio Uruguai

Um dos locais mais bonitos da região e que faz a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Vale do Rio Uruguai atrai visitantes que buscam estar próximos à natureza, praticar esportes aquáticos, se aventurar em uma tirolesa e muito mais.

O que fazer em Chapecó à noite

Se você gosta de agitação ou prefere opções de lazer durante a noite, Chapecó também reserva diversas alternativas. Confira.

1. Restaurantes

Para quem busca opções gastronômicas, Chapecó é literalmente um prato cheio! As opções são diversas e vão desde culinária japonesa a tradicionais cantinas italianas.

2. Bares e pubs

Chapecó também é conhecida pela variedade de bares e pubs espalhados pela cidade. Você pode aproveitar um happy hour ou atravessar a noite em um dos clubs.

3. Praças

Repleta de praças, Chapecó convida moradores e turistas a saírem de suas casas e aproveitar a noite. A Praça Coronel Bertaso é uma das mais frequentadas e abriga apresentações culturais.

É bom morar em Chapecó?

Morar em Chapecó é garantia de uma vida repleta de opções de lazer, segurança, cultura e natureza. Por isso, se você busca imóveis para alugar ou uma imobiliária em Chapecó de confiança, conte com a Santa Maria Imóveis, que tem uma história de amor pela cidade, para ajudar você nessa tarefa.

A Santa Maria conta, hoje, com o AlugaOnline, uma plataforma inovadora na cidade que permite que você alugue online, sem sair de casa e com aprovação de crédito em quinze minutos.

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Chapecó, clique aqui e veja como encontrar imóveis para alugar em uma das cidades com maior qualidade de vida do país!

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

Converse pelo Chat
x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios