Blog

  • Home
  • Blog
  • Imóvel novo: saiba como financiar apartamento em Chapecó

Imóvel novo: saiba como financiar apartamento em Chapecó

Poucas pessoas que pensam em comprar um imóvel novo têm a possibilidade de adquiri-lo à vista. O financiamento imobiliário ainda é a opção mais buscada pelos brasileiros. Mesmo sendo tão popular, muitos ainda não sabem como financiar apartamento em Chapecó; qual o passo a passo, qual a documentação necessária e quais as possibilidades que existem para comprar um imóvel com pagamento facilitado. 

Antes de tudo, é preciso que você saiba quanto pode pagar em uma propriedade – do valor de entrada ao preço ideal das parcelas, para assumir o pagamento com tranquilidade. Feito isso, é hora de entender melhor como acontece a dinâmica de financiar apartamento em Chapecó, quais são as linhas de crédito disponíveis, suas opções no mercado e muito mais.

Quer conquistar sua casa própria, sair do aluguel e realizar seu sonho? Então continue a leitura e veja agora tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Como financiar um imóvel

O financiamento é o meio mais utilizado para a compra de um imóvel. Isso porque a modalidade permite que o comprador ofereça um valor como entrada e pague parcelas ao longo de vários anos, possibilitando que as pessoas façam um planejamento financeiro e consigam sair do aluguel sem precisar arcar com o valor total de um imóvel de uma vez só.

Para que tudo saia conforme o planejado, no entanto, é preciso saber como financiar um imóvel por meio de uma instituição bancária. 

Como funciona o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário acontece, basicamente, por meio da compra à vista de uma propriedade com o uso de dinheiro de terceiros, ou seja, com empréstimo bancário. Você utiliza o valor para pagar o vendedor do imóvel e devolve à instituição financeira por meio de parcelas acordadas em contato. 

Em geral, é necessário que o comprador ofereça, como entrada, para o vendedor, de 20% a 30% do valor do imóvel. O restante, então, é financiado pela instituição. Existem alguns casos que permitem o financiamento de até 90% do valor do imóvel, ou seja, com planejamento e organização financeira, é possível você financiar apartamento em Chapecó e realizar seu sonho.

Quais as principais formas de financiar um apartamento em Chapecó?

Em geral, para financiar um apartamento existem duas modalidades principais de crédito: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Ambas usam recursos da poupança e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Veja a seguir as principais diferenças entre as formas de financiamento.

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH foi pensado, principalmente, para atender às classes da população com menor faixa de renda. Os recursos podem ser utilizados para a compra ou a reforma da casa própria. 

Para que você consiga financiar apartamento em Chapecó por meio do SFH, é preciso que a propriedade tenha valor máximo de R$ 1,5 milhão. Além disso, as parcelas podem comprometer, no máximo, 30% da renda familiar total. Também é exigido que a propriedade esteja no município onde o comprador more ou estude, uma vez que a modalidade é reservada somente para moradia. 

Outra característica é que o comprador pode utilizar os recursos do FGTS para compor o valor da entrada, facilitando a vida daqueles que querem realizar o sonho da casa própria. 

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O SFI é a modalidade de financiamento imobiliário que engloba todos os casos que não se enquadram nos critérios do SFH. Por isso, pode ser indicado para quem busca apartamentos para financiar acima de R$ 1,5 milhão e que precisa adquirir um imóvel comercial, por exemplo.

Para financiar um imóvel pelo SFI, o comprador precisa arcar com uma taxa de juros mais alta, que pode variar de 12% a 16%. Além disso, não há valor máximo de avaliação do imóvel e não é permitido que pessoas com outro financiamento via SFH consigam fechar o negócio. 

Outra característica é que não é permitido que a pessoa tenha outro imóvel residencial urbano na região em que mora ou trabalho. 

Quais as etapas do financiamento?

Depois de conhecer as linhas de crédito para financiamento imobiliário, confira o passo a passo para você conseguir financiar apartamento em Chapecó.

Simulação: faça uma simulação de contratação. Você pode fazer isso por meio dos sites das instituições, preenchendo um cadastro de acordo com a sua renda e possibilidade de pagamento.

Documentos: se a simulação for favorável à sua realidade, pesquise a respeito dos documentos para financiamento imobiliário exigidos pela instituição e faça a entrega da papelada para ser avaliada.

Análise de crédito: agora é hora de aguardar a instituição financeira analisar as informações recebidas. Será necessário verificar a possibilidade de o comprador pagar as parcelas para que a solicitação seja aprovada.

Contrato: depois de a instituição financeira aprovar a sua solicitação, é hora de você comemorar e assinar o seu contrato, que também deve conter a assinatura do vendedor do imóvel.

Financiamento de imóvel direto com a construtora

Além do financiamento de imóveis por meio das instituições bancárias, que é mais burocrático e rígido em suas regras, você pode optar pelo financiamento de imóvel direto com a construtora.

Como funciona o financiamento direto com a construtora

Essa é uma forma menos conhecida de financiamento, mas que oferece diversas vantagens para o comprador. Além de você ter a possibilidade de comprar imóveis ainda na planta, que custam menos e valorizam mais, as construtoras oferecem facilidades de pagamento; tudo personalizado de acordo com as suas condições financeiras. 

Além disso, você pode fazer uma negociação sem intermediários, com menos burocracia e menos exigências. Assim, os processos também são mais ágeis e menos onerosos.

Outra vantagem é a aprovação do crédito, que, com o financiamento direto com a construtora, é mais rápido. Por isso, em geral, negociar direto com a construtora permite que você pague de forma facilitada e conquiste seu imóvel com menos burocracia e mais rapidez – mas não deixe de escolher uma construtora de confiança em Chapecó.

A Santa Maria é uma empresa especializada em mercado imobiliário: incorporadora, construtora e imobiliária, que oferece o financiamento sem intermediários e com toda a facilidade para quem quer financiar apartamento em Chapecó. É um ótimo momento para você investir em imóveis, já que os juros estão em uma baixa histórica e o investimento é um dos mais seguros do mercado. 

Conheça o Icon Residence

Se você está buscando financiar apartamento em Chapecó, precisa conhecer o Icon Residence, empreendimento da Santa Maria que oferece as melhores condições de pagamento. 

O Icon Residence é um dos condomínios em Chapecó com melhor localização da cidade. Construído no Centro, bairro que consegue unir a calma de uma rua residencial às facilidades de uma região movimentada e repleta de serviços básicos. O empreendimento também oferece toda a segurança aos moradores e diversas áreas de lazer, como piscina, espaço kids, áreas de esporte, rooftop e muito mais!

Encontre hoje mesmo um imóvel que atenda às suas necessidades. Confira os empreendimentos da Santa Maria e aproveite toda a experiência e comprometimento que a empresa tem com seus clientes!

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

Converse pelo Chat
x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios