Blog

  • Home
  • Blog
  • Como escolher a decoração de apartamento compacto?

Como escolher a decoração de apartamento compacto?

Escolher e planejar a decoração de apartamento compacto de maneira moderna, funcional e que imprima a identidade do morador daquele espaço, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Mas calma! Nada é impossível. Por isso, estamos aqui para orientar você a construir uma decoração incrível, tirando proveito do pouco espaço e garantindo um lar eficiente, agradável e que carregue a sua personalidade.

O ideal é que você saiba aproveitar cada espaço, sem escolher itens e móveis aleatoriamente. O primeiro passo é realizar um planejamento e estudar cada cantinho do seu imóvel de forma cuidadosa.

Antes de partir para dicas práticas, precisamos comentar os fundamentos por trás de um bom apartamento decorado.

Fundamentos de decoração de apartamento compacto

Alguns dos fundamentos mais essenciais que os profissionais de design de interiores utilizam são a escala, a proporção e o equilíbrio. Estes três conceitos são importantes para a construção de ambientes bem decorados, uma vez que em um espaço, a relação entre os diferentes objetos presentes ali é moldada através de suas proporções. 

Essas proporções podem ser alcançadas observando o tamanho dos objetos, ou seja, a sua escala, com o objetivo de buscar um equilíbrio harmônico.

Na prática, podemos aplicar estes três fundamentos em apartamentos compactos através do minimalismo, organização e planejamento.

Minimalismo

O minimalismo é uma tendência de decoração que chegou com tudo na virada do século XX para o XXI e tem ganhado bastante espaço com o passar do tempo. Este é um estilo que rejeita excessos e cria ambientes limpos e modernos. O grande princípio do minimalismo é a busca por ambientes confortáveis e funcionais, tendo sempre como ponto de partida o princípio do ‘menos é mais’.

A organização e composição do estilo, que busca valorizar poucos, mas bons objetos, criam uma atmosfera leve e ambientes muito confortáveis para viver. Priorizar o essencial possibilita que os cômodos se transformem em verdadeiros refúgios. 

Algumas características da decoração minimalistas são:

Espelhos;

Linhas retas;

Muita iluminação natural;

Cores sóbrias, como tons de cinza e tons pastéis.

Aprenda a decorar cômodo a cômodo do seu apartamento compacto

Organização

Na decoração de apartamento compacto, é fundamental que cada objeto tenha o seu lugar específico e planejado. Isso porque cômodos e ambientes bagunçados costumam passar a impressão de ser ainda menores, comprometendo não só a estética da decoração, mas também o conforto e a qualidade do cotidiano dos moradores do imóvel.

Planejamento

A etapa de planejamento da decoração é essencial para que o resultado final esteja de acordo com as expectativas de um espaço funcional e confortável. É aqui que entra o estudo técnico do espaço, uma análise dos cômodos e as possibilidades de mobília e objetos decorativos que eles oferecem. 

Aqui é importante que cada centímetro seja medido. Assim, fica mais fácil ponderar o que é adequado para cada ambiente, lembrando sempre de deixar um bom espaço livre para a circulação pelo apartamento decorado.

Dicas para decorar cada cômodo do apartamento

Depois de compreender os fundamentos por trás de uma boa decoração de apartamento compacto, nós vamos mergulhar em dicas para a decoração de cada cômodo e apresentar alguns estilos possíveis de decoração. Assim, você poderá escolher aquelas dicas que mais fazem sentido e combinam com a sua personalidade.

Lembre-se que o momento de escolher e planejar a decoração é um momento de autorreflexão, buscando entender qual é o seu momento de vida, quais são as necessidades que o seu dia a dia demanda e aproveitar tudo isso para expressar quem você é por todos os cantos da sua casa.

Vamos começar pela cozinha. Afinal, um coração se conquista pela barriga.

Decoração da cozinha em apartamentos compactos

A cozinha é um dos principais cômodos dentro de uma casa. É onde reunimos os amigos e a família para passar o tempo de celebrar momentos importantes. É nela também que vivemos o dia a dia. Por essas razões é que precisamos investir em planejamento para organizar a decoração deste espaço tão fundamental.

Aqui, o segredo é focar na produtividade e eficiência do cômodo, buscando deixar o maior número de bancadas e superfícies livres para a preparação das refeições e abusar de móveis aéreos e prateleiras para armazenar alimentos, panelas e utensílios.

Passo a passo para decoração de apartamento compacto

Outro ponto importante para a decoração de apartamento compacto é a iluminação e isso vale para todos os cômodos.

Ambientes menores precisam de iluminação diversificada e bem planejada. Caso contrário, podem ficar escuros e se tornar visualmente menores, trazendo desconforto e a sensação de lugar apertado.

Neste caso, além de investir em fontes de luz direta para reduzir os pontos de sombra, você também poderá utilizar luminárias modernas na sua cozinha. Fitas de led, spots, plafons e pendentes são ótimas opções para destacar determinadas áreas e realçar o estilo de decoração. 

Decoração da sala em apartamentos compactos

As salas são ambientes utilizados tanto para socialização quanto para relaxar depois do trabalho ou curtir um filme no final de semana. Por isso, precisam ser funcionais para receber pessoas e confortáveis para trazer a sensação de bem-estar e aconchego.

Como dissemos anteriormente, a melhor pedida para os apartamentos compactos é apostar no ‘menos é mais’. Assim, é importante buscar uma decoração que não seja carregada de muitas informações, mas ainda tenha objetos significativos para os moradores da casa.

Saiba como decorar cada cômodo do seu lar

Algumas dicas para decorar a sala são:

Seja simples: escolha somente objetos que sejam essenciais para a sua decoração. Fotos e quadros na paredes são ótimos para contar a sua história em espaços reduzidos;

Espelhos são ótimos aliados: eles criam a ilusão de espaço mais amplo e mais iluminado.

Opte por cores claras para as paredes: assim como os espelhos, as paredes claras trazem uma sensação de amplitude. Contudo, essa não precisa ser uma regra inquebrável, tudo é uma questão de harmonização e equilíbrio de formas e cores. Por exemplo, é possível escolher um tom mais escuro para uma parede, o que trará uma sensação de profundidade ao ambiente.

Use cores nos objetos de decoração: se os seus móveis e paredes forem claros, uma boa pedida para trazer uma personalidade divertida para o ambiente é acrescentar cores em capas de almofada, porta-retratos e vasos de planta, por exemplo.

Quartos em apartamentos compactos

Saiba que menos metros quadrados não significam ausência de conforto. Então, o ponto chave da decoração dos quartos em apartamentos compactos é deixá-los o mais aconchegante possível. Afinal, é um lugar de descanso e reposição das energias.

Assim como na sala, as cores claras são perfeitas para o quarto, contribuindo com a sensação de amplitude. Por isso, procure trazer contrastes de cores utilizando objetos de destaque em tons mais fortes, como almofadas, cadeiras, esculturas e quadros. 

Pratique sempre o conceito do ‘menos é mais’ e tenha em mente que organizar visualmente a decoração vai contribuir para a construção da sensação de aconchego e combater a poluição visual.

Decoração de apartamento compacto

Decoração dos banheiros em apartamentos pequenos
Algumas dicas para decorar este ambiente são:

Mantenha a linha dos móveis em altura baixa: este é um truque de decoração utilizado para criar a ilusão de um pé direito mais alto, ampliando a sensação de quarto espaçoso.

Aproveite todos os espaços: treine o olhar para encontrar lugares que possam servir de armazenamento para roupas, sapatos, roupas de cama, etc., como embaixo da cama ou nos cantos das paredes. Outra dica importante é escolher móveis 2 em 1, como camas com baú, pufs que também são caixas, e por esse caminho libere a imaginação.

Fique atento à circulação: lembre-se de garantir espaços de passagem sempre livres.

Pendure luminárias na parede para economizar o espaço do criado mudo.

A dicas dos espelhos para uma sensação de amplitude também é válida aqui.

Decoração dos banheiros em apartamentos compactos

Os banheiros em apartamentos compactos também costumam ser menores que o habitual, mas isso não significa que devemos esquecê-los. Este cômodo também merece atenção, pois pode contribuir muito para deixar sua casa mais harmoniosa e confortável.

Com alguns objetos, cores diferentes e criatividade, você pode explorar bem o espaço, independente do tamanho que ele possua.

Papéis de parede

Os papéis de parede são uma maneira prática de entregar muita personalidade ao banheiro de um apartamento. Aposte em cores, estampas e formas que tenham a ver com o seu estilo e ao mesmo tempo traga a sensação de conforto e de ‘estar em casa’. 

Apenas tenha o cuidado de escolher um material que seja lavável e impermeável para que resista à umidade do cômodo. Papéis de parede vinílicos são sempre a escolha mais acertada.

Saiba como decorar cada cômodo do seu apartamento compacto

Espelhos grandes para ampliar o ambiente

O truque do espelho cai como uma luva nos banheiros. Opte por modelos que ocupem o espaço inteiro da pia até o teto do ambiente e combine-os com uma iluminação planejada e que você possa adaptar de acordo com a necessidade: luzes mais claras quando preciso, luzes quentes e com intensidade menor para relaxar.

Saiba como decorar cada cômodo

Madeira para deixar o cômodo aconchegante

A madeira é responsável por deixar os lares mais aconchegantes e mais aquecidos. Em regiões frias, ela é uma opção muito acertada.

Para manter a elegância e o estilo minimalista sempre presente, a dica é manter a base em tons claros. Caso você escolha um tipo de madeira com toque rústico, saiba que a aparência natural ou de demolição potencializam o charme e a sensação de ambiente acolhedor.

Saiba como decorar cada cômodo do seu apartamento

Conheça o Z. Convivence

Caso você esteja à procura de um apartamento compacto com estilo moderno para atender às novas tendências de comportamento e arquitetura, sugerimos que você conheça o Z. Convivence, um empreendimento Santa Maria localizado no centro de Chapecó, cidade de Santa Catarina.

O empreendimento representa uma nova geração de apartamentos, em um ponto incrível da cidade e a poucos metros de tudo o que você precisa para viver bem. Conte ainda com dois andares de área de lazer, espaços compartilhados e toda a infraestrutura que você precisa.

Entre em contato com a Santa Maria para mais informações!

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

Converse pelo Chat
x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios