Blog

  • Home
  • Blog
  • Como ter um condomínio mais seguro?

Como ter um condomínio mais seguro?

O nível de segurança no condomínio é um dos temas questionados pelos moradores na busca de um novo lar. Um condomínio seguro tranquiliza e aumenta a qualidade de vida de seus moradores.

Para impedir acontecimentos importunos, algumas práticas podem ser adotadas no condomínio para aumentar a segurança. Em primeiro lugar, é fundamental conscientizar todos os moradores e funcionários do local sobre a importância de tomar algumas medidas para manter o condomínio mais seguro. Depois, é importante que alguns procedimentos sejam aderidos para que todos possam ficar mais tranquilos.

Métodos eficazes para um condomínio seguro

Várias atitudes podem ser tomadas para garantir a proteção dos moradores e de todo o condomínio. Com alguns métodos, a segurança condominial já passa a ser muito mais efetiva. Para abordarmos de maneira mais específica, vamos dividir em três modalidades: equipamentos e tecnologia, inteligência e procedimentos. 

Equipamentos e tecnologia

Com os equipamentos certos e uso da tecnologia adequada, é possível investir em uma infraestrutura completa e também na arquitetura de segurança do condomínio. Esse é o primeiro ponto para reforçar a segurança, tanto em áreas comuns do empreendimento, como também nas áreas externas e arredores. Também é possível promover o controle de acesso ao condomínio de forma eficaz e automatizada, aliando a administração condominial com monitoramento ininterrupto.

Existem no mercado diversos equipamentos que podem constituir um fator de prevenção de grande importância e de resultados altamente satisfatórios. Como, por exemplo, sensores de presença, aceleradores de portão automático, sistemas de controle de acesso, câmeras de monitoramento, botão de pânico, entre outros.

A tecnologia aliada às práticas de reforço da segurança já é uma tendência no mercado. Os novos empreendimentos, principalmente os de alto padrão, já consideram essas tecnologias na hora de criar o projeto, para que os resultados sejam mais efetivos e satisfatórios. 

Inteligência

Para que a segurança seja reforçada, é necessário identificar os pontos frágeis do condomínio para se buscar soluções de forma integrada.  Por exemplo, a tecnologia adotada deve ser capaz de conectar os funcionários e responsáveis do condomínio à central de monitoramento para que qualquer situação de emergência seja comunicada com rapidez e as autoridades sejam acionadas.

Outro ponto importante com relação à inteligência, é o treinamento dos funcionários do condomínio. Estes são muito importantes para que, especialmente os porteiros, estejam qualificados para o cargo e conheçam em detalhes as regras de convivência e segurança, assim como toda a convenção do condomínio.

É importante que os treinamentos sejam baseados em situações do dia a dia, podendo ser realizados pelo próprio síndico, pela administradora de condomínios ou mesmo por empresas terceirizadas do segmento.

Procedimentos

É importante que essa iniciativa esteja alinhada a outras ações que reforcem a cultura de segurança do condomínio, como a adoção de guichê de entrega inteligente, manter iluminadas as entradas do condomínio, entre outras medidas.

É muito importante a elaboração de um manual de segurança, que pode ficar disponível na portaria para consulta dos moradores e funcionários. Algumas orientações que podem estar no documento são: 

  • descrição dos profissionais da equipe, incluindo horários da prestação de serviço; 
  • controle de acesso na portaria; 
  • instruções para atender os disparos de alarmes e como agir em situações de emergência; 
  • números de telefone de contatos úteis. 

Dicas de segurança para condomínios

Algumas dicas podem te ajudar a aumentar ainda mais a segurança do seu condomínio ou a verificar na hora da compra de um novo imóvel quais procedimentos são seguidos pelos moradores e funcionários. Por mais equipamentos tecnológicos de segurança que o condomínio tiver, ele não estará seguro se os moradores e os funcionários não seguirem alguns passos básicos de segurança, como: 

  • Esperar os portões eletrônicos serem fechados antes de entrar ou sair com o carro;
  • Permitir que o porteiro ligue a cada visita;
  • Não dar a chave a outras pessoas;
  • Não abrir para pessoas uniformizadas que se identificarem como sendo de uma empresa se esta não foi requisitada;
  • Prestadores de serviços devem ser identificados com crachá e a entrada permitida somente pelo porteiro ou zelador após a apresentação da identificação;
  • Entregadores devem deixar a encomenda na portaria ou no guichê de entrega inteligente, que deve ser retirada lá pelo morador;
  • Moradores e funcionários devem observar as proximidades antes de abrir os portões para evitar que alguém se aproveite desse momento para entrar no condomínio;
  • Imobiliárias que quiserem apresentar um imóvel devem ser previamente cadastradas;
  • Trocar as chaves ao se mudar para um novo apartamento; 
  • Ao colocar seu apartamento para alugar, exigir que os interessados façam visitas acompanhadas por um corretor. 

E, lembre-se de não abrir exceções, mesmo quando estiver com pressa, a sua atenção também é fundamental para manter o seu lar seguro e tranquilo. 

Segurança nos condomínios da Santa Maria

Nos empreendimentos da Santa Maria, segurança é um item fundamental. Por isso, nos preocupamos em manter um condomínio mais seguro para todos, desde a arquitetura até os procedimentos do dia a dia do local. Para uma maior segurança sua e da sua família, você vai encontrar nos nossos empreendimentos: 

  • Localização privilegiada; 
  • Elevadores high speed de alta performance, para você circular livremente em qualquer horário;
  • Em caso de queda de energia, o gerador garante a iluminação nas áreas sociais, assim como o funcionamento do portão de garagem e elevador de serviço;
  • Entrada com portas para acesso que formam uma eclusa;
  • Controle de acesso para mais segurança em todas as áreas do condomínio;
  • Sistema de câmeras de monitoramento em todos os acessos;
  • Vídeo porteiro digital com central inteligente e infraestrutura para terminais de vídeo;
  • Guichê de entrega inteligente com área exclusiva para recebimento de encomendas;
  • Garagens com entradas e saídas independentes, proporcionando conforto e facilidade de circulação em qualquer horário;
  • Botão de pânico, quando acionado entra em contato diretamente com a portaria;
  • Sensor de carona, aciona o alarme em caso de intrusão no acesso às garagens;
  • Portão de garagem de alta performance, mais rápido e eficiente;
  • Remanso entre o passeio e o portão.

Além de tudo isso, as diversas facilidades de lazer, como playground para as crianças, pub, academia, spa, entre outros, deixam o seu dia a dia ainda mais prático e seguro, sem precisar se deslocar para longas distâncias do condomínio para aproveitar com a família e amigos. 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os nossos empreendimentos, pode conferir nos links abaixo: 

Não deixe também de acessar o site da Santa Maria, ou entrar em contato com a gente para tirar suas dúvidas. Estamos à disposição! 

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios