Blog

  • Home
  • Blog
  • Jardim em apartamento: veja como trazer o verde para dentro de casa

Jardim em apartamento: veja como trazer o verde para dentro de casa

O mundo mudou e a maneira como vivemos as nossas casas também mudou. Com a pandemia e, consequentemente, um maior tempo dentro de casa, passamos a ter a necessidade de cultivar um pouco de verde em nossos lares. Contudo, alguns desafios surgem quando o espaço é compacto e o jardim vem para dentro dos apartamentos.

A boa notícia é que nada é impossível. Inclusive, existem plantas, temperos e flores que se adaptam muito bem a esses ambientes. Com algumas dicas simples e adaptações, podemos transformar o nosso cotidiano dentro de casa e manter um jardim em apartamento. A seguir, vamos explorar esse mundo do paisagismo e do cultivo de plantas. Você mora em apartamento e quer muito ter um jardim? Continue a leitura!

Urban Jungle

Urban Jungle é um conceito de decoração que tem a premissa de trazer a natureza para dentro das residências e escritórios. A ideia é fazer com que as pessoas tenham contato com o verde mesmo em meio às ruas das grandes cidades e, claro, deixar os ambientes mais arejados, bonitos e com o ar mais fresco. 

A tendência de decoração, que em tradução livre é conhecida como “selva urbana”, além de explorar o verde como ponto central, traz também a utilização de materiais naturais, como madeira, palha e outros componentes que remetem ao ambiente externo.

Entretanto, a tendência vai além da estética e propõe uma reconexão com a natureza, promovendo o cultivo de plantas naturais e a utilização de materiais de reflorestamento para criar um ambiente único que traga bem-estar, sensação de satisfação e estímulos aos sentidos.

Jardim em apartamento: veja como trazer o verde para dentro de casa

Como montar seu jardim em apartamento

Diferente de uma casa, um jardim em apartamento demanda alguns cuidados especiais. Saiba como deixar seu apartamento cheio de vida.

Escolha o local do jardim

O primeiro passo para ter sua área verde é escolher o local ideal para as plantas. Uma varanda pode ser o lugar perfeito para isso, uma vez que as plantas podem aproveitar um pouco da luz natural. Se não houver uma sacada, você pode aproveitar os espaços próximos a janelas. O importante é que nesse ambiente as plantas recebam a luminosidade e ventilação necessárias para se desenvolverem.

Pallets para um jardim vertical

Não tem espaço suficiente para um jardim? A dica é fazer um jardim vertical com pallets. Existem modelos específicos para isso e que podem facilitar sua vida na hora de fixar as plantas. Sua parede vai ficar cheia de vida e você conseguirá ter o seu sonhado jardim em apartamento.

Vale lembrar mais uma vez que é indispensável que o local onde o jardim vertical irá ficar deve ser iluminado e com uma boa ventilação. Também é indicado recorrer às plantas com cuidados semelhantes para facilitar o cultivo no dia a dia.

Material reciclado para mais sustentabilidade

Que tal abusar da criatividade e utilizar material reciclado no seu jardim? Latas de tinta, vidros de conserva, garrafas e outros materiais podem ser ótimos vasos para as suas plantas e deixar seu jardim bonito e sustentável. 

Horta com seus alimentos preferidos

Se você pensa que uma horta só pode ser feita em grandes quintais, se enganou. Vertical ou horizontal, é possível plantar ervas e alimentos que você costuma consumir: tomate, cebolinha, morango, manjericão e outros temperos são uma ótima opção. Alguns ainda ajudam a perfumar o ambiente.

Fique atento ao clima da sua cidade

Para que seu jardim fique bonito o ano todo, você precisa entender o clima da sua cidade e investir em espécies que se adaptam ao frio ou ao calor. Além disso, é essencial que você conheça as plantas que melhor se desenvolvem em apartamentos. Veja mais a seguir.

 As melhores espécies para ter um jardim em apartamento

Na hora de escolher quais espécies você irá trazer para a sua selva particular, é muito importante verificar se características do seu ambiente são adequadas para receber as plantas que você irá cultivar. Assim, é fundamental considerar que, em alguns casos, elas serão mantidas dentro de casa, então, a espécie escolhida deve se adaptar a ambientes internos, por exemplo.

Para não correr o risco de se frustrar e ver suas plantinhas morrendo ou murchas, confira quais são as melhores espécies para ambientes internos.

Espada de São Jorge

Linda e imponente, a Espada de São Jorge é uma espécie que precisa de pouca luz e água. Você pode cultivá-la em vasos e deixá-la naqueles cantinhos sem uso do seu apartamento – inclusive no banheiro.

Jardim em apartamento: veja como trazer o verde para dentro de casa

Rosa de Pedra

Essa é uma suculenta que tem o formato de rosa natural. Resistente e bonita, ela pode ser cultivada em vasinhos e compor a decoração da casa toda. O ideal é que tenha incidência de luz natural, mas a espécie também se desenvolve na sombra.

Palmeira Ráfia

A Palmeira Ráfia é ideal para salas e quartos que dispõem de mais espaço, já que essa é uma planta mais volumosa. Ela deve receber luz natural, mas não diretamente, e exige poucas regas. A adubação é necessária para que as folhas cresçam mais saudáveis e bonitas.

Begônia

Se você quer ter um jardim em apartamento e não abre mão do colorido das flores, a begônia é uma ótima opção. A espécie exige poucas regas e gosta de luz natural indireta, ou seja, é versátil para você ter no seu jardim.

Como cultivar um jardim em apartamento?

Mercado imobiliário já oferece opções para quem gosta de jardins

Com o objetivo de atender às exigências dos consumidores que buscam qualidade de vida e contato com a natureza, muitos empreendimentos já oferecem alternativas como gardens e espaços específicos para montagem de um pequeno jardim particular ou compartilhado. 

Um exemplo dessa tendência é o Icon Residence em Chapecó. Localizado em região privilegiada e que oferece praticidade e bem-estar, o empreendimento ainda conta com uma horta colaborativa para os moradores. Além de ajudar no cultivo, os condôminos podem usufruir de alimentos de qualidade e orgânicos.

No Icon Residence você conta com espaços compartilhados que potencializam a interação e o clima de amizade. O Skydeck é um espaço feito para atividades diversas, como espaço kids, mini quadra, brinquedoteca integrada com o playground e muito mais.

Já a Varanda Pet, é um espaço criado especialmente para seu companheiro de quatro patas. Ainda há centro fitness avançado, duas piscinas, rooftop, três salões de festas com atrações e sauna para momentos relaxantes.

Outro empreendimento que atende esse novo estilo de vida é o Bocaiúva\139, onde você também encontra horta colaborativa, espaço pet, bike share e muitos outros diferenciais.

Conte com a Santa Maria viver em contato com a natureza

Está ansioso para morar bem e ter um jardim em apartamento? Para que o seu sonho possa se realizar de forma tranquila, é importante contar com uma empresa de confiança no mercado imobiliário. Fique à vontade para entrar em contato conosco e encontrar tudo o que precisa.

Deixe um comentário

Anuncie seu Imóvel

Anuncie o seu imóvel

Se você quer vender ou alugar o seu imóvel, Santa Maria é a imobiliária em Chapecó perfeita para você.

Administração de Condomínios

Administração de Condomínios

Seu prédio precisa de administração com credibilidade? A Santa Maria atua como administradora de condomínios.

x

Bem-vindo ao nosso Chat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar a conversa.

Todos os campos são obrigatórios